-
Arquitetos: Jean-Paul Viguier Architecture
- Área: 6000 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Takuji Shimmura
Descrição enviada pela equipe de projeto. Seguindo o tema geral do local em que se insere, uma ZAC (zona de desenvolvimento misto), o edifício adota uma abordagem ampla de desenvolvimento sustentável: o uso de elementos de sombreamento externos, por exemplo, permite barrar a insolação, principalmente no verão, mas permitindo a entrada da luz natural.
De acordo com as regras urbanas e arquitetônicas locais, o edifício foi pensado como um volume de concreto, no térreo, sobre o qual a principal porção do edifício localiza-se, compreendendo do terceiro ao sétimo pavimento. Sobre ele, ainda localiza-se um ático embutido. Em seu ponto mais alto, a construção possui 10 pavimentos, no lado norte da Avenida du Mondial 98, e 6, ao sul, com diferentes alturas para os terraços dos andares superiores.
Um edifício principal de cinco pavimentos foi preferido aos quatro recomendados pelas normativas, com o intuito de aliviar o volume da "caixa" formada pelos pavimentos superiores de ático, que compreendem dois andares com dois apartamentos de luxo.
O edifício possui um volume complexo formado por uma série de reentrâncias e saliências. Todos os apartamentos possuem uma varanda ou terraço, protegido por painéis fixos ou corrediços: o conjunto constitui um volume consistente vermelho (revestimento de painéis de alumínio).
Satisfazendo as regras do ZAC, o projeto é um bloco de habitações com uma identidade forte e clara, que contribui com um toque de luxo em meio a diversos estilos arquitetônicos em oferta na região.